História
40 anos de ciência, educação e cultura
A Rádio Universitária FM foi criada em 22 de fevereiro de 1981 e inaugurada em 15 de outubro do mesmo ano pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). A emissora instalou-se, inicialmente, na Reitoria da UFC, tendo sido transferida em 22 de fevereiro de 1991 para sua sede própria, na Avenida da Universidade, 2910.
A emissora surgiu de um amplo debate interno da comunidade universitária, que entendeu ser fundamental para a Universidade a abertura de canais de comunicação e de diálogo permanente com a sociedade. Trata-se de um projeto inspirado no pensamento fundador da UFC: um firme compromisso com o desenvolvimento sociocultural, econômico e regional, sem perder de vista a perspectiva universal da construção e compartilhamento dos saberes.
O rádio foi eleito como o meio mais adequado para garantia desse desejo de maior presença social e visibilidade da UFC na vida sociocultural e política do Ceará, num momento histórico em que a sociedade brasileira buscava refazer caminhos rumo ao diálogo e à liberdade de participação efetiva na vida nacional. A Rádio Universitária FM também assumiu o papel de promotora do debate crítico e do livre trânsito das ideias, fortalecendo a luta social pela conquista da democracia plena no Brasil.
A Rádio Universitária FM implementou uma programação socioeducativa e cultural, sem finalidades comerciais, com vistas a atender aos objetivos básicos de registrar e divulgar a cultura, a música, a arte em geral e a memória; abrir espaços para informação livre e o debate crítico; e promover campanhas e programas voltados para a educação, formação da cidadania e transformação da realidade. A emissora assumiu uma posição inovadora e de ruptura com o cenário radiofônico do início da década de 1980, quando predominavam a massificação de músicas internacionais e um rádio jornalismo praticamente ausente, sobretudo nas rádios em frequência modulada (FM).
A Rádio Universitária FM, desde o início, colocou no ar uma programação baseada, principalmente, na diversidade musical brasileira, veiculando a produção musical cearense, a música erudita, o jazz, o rock, o choro, o samba, o forró etc. Por sua vez, os noticiários, debates, programas informativos em geral e especializados significaram um passo pioneiro na implantação do radiojornalismo em FM no Ceará, ao mesmo tempo em que asseguraram amplos espaços de expressão para a comunidade universitária e para o conjunto da sociedade.
Agora, a Rádio Universitária FM, com uma linha de programação consolidada, uma significativa audiência e credibilidade, enfrenta novos desafios e prepara-se para viver os novos tempos do rádio. Nos últimos anos, transformações positivas vêm ocorrendo, com reflexos na sua programação, nas suas relações com o público e na contribuição que vai continuar a oferecer para a sociedade em favor da música, das artes em geral, da cultura, da informação e da formação da cidadania, sempre em articulação com a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura e a participação de sua equipe profissional, dos colaboradores e das demais instituições parceiras e dos milhares de ouvintes.