Memória
Parte da história do rádio cearense é recuperada
A Rádio Universitária FM é referência, no âmbito da radiodifusão educativa, por sua contribuição para a formação e aperfeiçoamento profissional em comunicação e pelo fortalecimento do rádio como meio essencial para o desenvolvimento artístico e sociocultural da Região Metropolitana de Fortaleza.
A emissora destaca-se, também, pelo permanente esforço de pesquisa, registro sonoro, preservação e divulgação das manifestações artísticas, culturais e científicas, fato que a transformou em um centro de referência para visitas de estudantes e pesquisadores da UFC, de outras universidades e das redes pública e privada de ensino fundamental e médio.
O acervo da emissora dispõe de 4.800 fitas magnéticas e de mais de 13 mil discos de vinil, contendo, nestes últimos, obras raras da música brasileira e internacional e, nas fitas, um vasto número de programas, séries especiais, debates e entrevistas de reconhecido valor histórico, como fontes de conhecimento à disposição da sociedade.
A Coordenação Geral da Rádio Universitária FM iniciou, em 2007, com apoio da equipe de funcionários e bolsistas, o projeto Memória. A partir daí, seguiu-se um processo de adequação do local e o início do tratamento do acervo, que agora está em espaço apropriado, e digitalizado.
A outra etapa do projeto, já em andamento, consiste na indexação e catalogação do arquivo para constituir um banco de dados destinado a consultas e pesquisas, que podem ser realizadas diretamente na emissora e através do seu site, que já vem incluindo alguns dos milhares de documentos do acervo, dentre os quais entrevistas exclusivas com Paulo Freire, Celso Furtado, Patativa do Assaré, Dom Aloísio Lorscheider, Belchior e Martins Filho.
Você encontra estes áudios históricos disponíveis na playlist abaixo: